Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

FOME: uma doença social


FOME: Uma doença social







Por: GINA LIMA
erginaslima@hotmail.com
erginaslima@gmail.com


Orientadora Educacional - CED 416  
Professora CEF  316 / Santa Maria/DF
         
A FOME é uma vergonha para a humanidade. É um flagelo, um genocídio. Violenta, mutila e aniquila milhões de homens, mulheres e crianças em todo mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos, entre eles o Brasil. Em seu sentido estrito, a palavra fome significa ausência de alimentação, independente das causas que provocam tal situação.

DOENÇAS CAUSADAS PELA FOME

            A FOME causa BÓCIO (papo) por falta de verduras, legumes e peixe. A escassez ou falta de vitamina A provoca XEROFTALMIA (cegueira noturna), mutilando suas vítimas e privando-as de uma vida plena. Outros males causados pela fome são: a DESNUTRIÇÂO, a ANEMIA, o RAQUITISMO, o KWASHIORKOR (falta de proteínas), MARASMO (extrema desnutrição) e o NANISMO (espécie de sub-raça). Essas e outras doenças provocadas pela desnutrição e subnutrição segundo informações do Dr. Ércio Amaro do site ABC Saúde, causam desidratação, tuberculose, pneumonia, coqueluche, sarampo, etc. Pesquisas do Ministério da Saúde (1990) confirma que entre as crianças bem alimentadas essas doenças raramente causam a morte.   Milhões de vida são interrompidas, num mundo onde há alimentos para todos, onde somente a produção de cereais, segundo a FAO, seria suficiente para proporcionar a todos uma dieta adequada, e alerta de que a produção agrícola global precisa aumentar em 70% para alimentar uma população estimada em nove bilhões de pessoas em 2050.

A FOME NO MUNDO

  • Cerca de 100 milhões de pessoas estão sem teto;
  • 1 bilhão de analfabetos;
  • 1,1 bilhão de pessoas vivem na pobreza, destas, 630 milhões são extremamente pobres, com renda per capita anual bem menor que 275 dólares;
  • 1 bilhão de pessoas passando fome;
  • 1,5 bilhão de pessoas sem água potável;
  • 150 milhões de crianças subnutridas com menos de 5 anos;
  • 12,9 milhões de crianças morrem a cada ano antes dos seus 5 anos de vida;
  • No Brasil, os 10 % mais ricos detêm quase toda a renda nacional.

    
  Do total de 1 bilhão de  pessoas que vivem com fome, 642 milhões estão na Ásia e no Pacífico, 265 milhões na África Subsariana, 53 milhões na América Latina e Caribe, 42 no Oriente Médio e norte da África e 15 milhões em países desenvolvidos.

A FOME SOCIAL

        Muitos estudiosos vêm a fome não somente como a falta de alimentos. Denunciam que a causa da pobreza é o resultado da desigualdade de renda. A falta de dinheiro faz com que cerca de 1.000.000.000 (UM BILHÃO) de pessoas vão dormir todas as noites COM FOME. Uma em cada seis pessoas no mundo passa fome e a cada cinco minutos uma criança morre por desnutrição. "É uma fome que dói e mata", afirmou  Hélder Muteia, representante  da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).                               
Várias são as causas da FOME, porém os fatores políticos, econômicos e sociais estão no primeiro escalão. O brasileiro Josué de Castro, médico, professor, geógrafo, sociólogo e político, que foi duas vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz, fez da luta da fome a sua bandeira. Para ele a FOME “é uma criação humana”, é o resultado do tipo de sociedade que ajudamos a manter com todas as contradições e com políticos descompromissados com o poder. Esse pernambucano disse que o povo tem “FOME SOCIAL”. Segundo ele a fome não somente consome a carne humana, mas também destrói a alma.                                                                                   

OS EFEITOS DA FOME
            
   Os efeitos da fome custam aos países em desenvolvimento 450 bilhões de dólares por ano, advertiu a agência humanitária ActionAid. A redução da produtividade do trabalhador, a saúde ruim e as perdas em educação provocadas pela desnutrição afetam algumas as nações mais pobres do mundo.                              
         O número de pessoas sofrendo de fome crônica no mundo está em declínio pela primeira vez em 15 anos, segundo a ONU. O Brasil está entre os países que estão no ranking  na luta contra a fome. Porém a FAO alerta de que “O fato de que quase 1 bilhão de pessoas continuam com fome, mesmo depois que as recentes crises alimentar e financeira praticamente terminaram, indica um problema estrutural mais profundo”.

O COMBATE A FOME





      
O presidente Luís Inácio Lula da Silva  demonstrou vontade política e disposição para o combate a fome e a miséria. A presidenta DILMA ROUSSELFF deu  continuidade a política de combate a fome com o  projeto FOME ZERO, mas   ainda não é suficiente para resolver o problema de milhões de famílias que sofrem de fome todos os dias. Como já dizia Betinho "Quem tem fome tem pressa. Tem pressa de comida, de cidadania, de justiça e de direitos. Saciar essas fomes exige mais que dinheiro e que políticas sociais”.                                                                                                                                                  
 O nosso Brasil não é um país pobre.  É sim um país muito rico. Rico pela produção e pela própria natureza. Mas é um país desigual e injusto, com um mar de pobres e miseráveis que cercam ilhas de acumulação, luxuria e esbanjamento. Portanto não basta o crescimento econômico para erradicar a fome.  O combate à fome e à pobreza é uma exigência ética.

Fonte de pesquisa: 


ABRAMOVAY, Ricardo. O que é fome. São Paulo: Brasiliense, 1989.                                                                    

ADAS, Melhem. A FOME: crise ou escândalo? 21 ª ed. São Paulo, 1998. Editora Moderna


O mundo discute esse problema e a luta é de todos nós cidadãos e cidadãs do mundo.



 A fome no mundo está diminuindo? pesquisas afirmam que sim...


José Guimarães -  arquiteto de Tocantins/ Brasil elaborou propostas                              ( PROJETO UAP - Unidade de Abastecimento Popular)  para erradicação da FOME, assistam: 

http://www.youtube.com/watch?v=aTi9ZrTsVzg



Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio


 BRASIL : 8 Objetivos para 2015

2 - Atingir o ensino básico universal
7 8


SOCORRO!!!!

Quase 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo!!!! 

VERGONHA PARA OS PAISES, VERGONHA PARA OS CORRUPTO QUE SUJAM NOSSA SOCIEDADE COM SUAS MÃOS E ATOS IMUNDOS... A MOÇADA TEM RAZÃO:
 # Vem prá rua!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário